top of page
CRIA E REMATE

A criação de cavalos de polo da equipe Maragata começou em meados de 1970, através de éguas jogadoras, sendo algumas Brasileiras, Argentinas e outras Uruguaias que se destacavam e deixavam de jogar por lesões ou por idade, cruzando com cavalos PSI.

Em 1999 começamos a usar um garanhão filho de uma excelente égua jogadora com o PSI El Keats, chamado Itapitocai Facundo. Também nesse ano foi comprado na Argentina, em sociedade com Francisco Bargallo e José Tejera, um garanhão chamado Ytacuá Caracol, irmão de Ytacua Bengalita, égua que foi por algumas temporadas eleita melhor animal no Aberto de Palermo. Esse cavalo permaneceu e deu inicio a cria na Argentina.

Foi exportado nesta ocasião 4 das melhores éguas que a equipe tinha na cria para cruzar com este cavalo.

Ele produziu com a Cicatriz, entre outros, dois animais que mudaram o patamar da cria: a Itapitocai Koca e a Itapitocai La Tijo Cicatriz. Ambas jogaram a Triple Corona Argentina com o melhor jogador do polo mundial, Adolfo Cambiaso (Koca 2007 e La Tijo Cicatriz 2008).

A La Tijo Cicatriz jogou Palermo em 2010 com o brasileiro Rodrigo Andrade e foi com ele no ano seguinte para os EUA disputar o U.S Open.

Em 2000, já associado da AACCP (Asociación Argentina de Criadores de Caballos de Polo) a cria teve uma grande mudança, quando o Angelo Antonio foi administrar a estância Itapitocai e este segmento virou uma das prioridades.

Compramos neste ano um potro de 18 meses chamado Ellerstina Elegante, cria do Sr. Gonzalo Pieres, filho de Ellerstina Pícaro, cavalo que foi grande campeão da Exposição Rural de Palermo, com Mercedes, PSI da Nova Zelândia, considerada melhor animal da temporada de polo Inglesa por dois anos consecutivos.

Pícaro, é sem duvida, um dos principais reprodutores da raça Polo Argentino, tendo dezenas de filhos e netos competindo nos Abertos Argentinos e seu filho Ellerstina Elegante, o principal reprodutor e a base da cria Itapitocai com diversos animais jogando no Brasil e na Argentina pela equipe Maragata.

Em 2007 e 2012 a equipe comprou éguas dos principais criatórios mundiais e que reforçou ainda mais a cria Argentina, e fez com que construíssem lá uma estrutura independente, chamada La Correntina.

Depois, em 2010 compramos no remate da Ellerstina o garanhão Open Café, filho de Grappa Asteroide com Ellerstina Capelina. Asteroide é filho da famosa La Luna, égua jogada por Gonzalo Pieres nos anos 90 e Capelina é uma das principais éguas da tropa de Gonzalito Pieres, considerado o jogador melhor montado do Aberto de Palermo 2012. Em 2016 resolvemos trazê-lo de volta à São Paulo para jogar a temporada de alto handicap e ele vem se destacando na tropa do João Gaspar e no seu segundo torneio foi escolhido o Melhor Cavalo da Final no Aberto do Helvetia, 22 gols, jogando com o sulafricano Ignatius Du Plessis

Em 2015, adquirimos do Itanhanga Polo o garanhão Open Chantaje, cria da Ellerstina, neto da Caperusa, considerada das melhores linhagens da cria de Gonzalo Pieres. Open Chantaje foi da tropa de Gonzalito Pieres e Rodrigo Andrade na temporada de 2012 na Argentina, antes de ser comprado por Noberto Pinheiro no mesmo ano. Em seu primeiro torneio na equipe Maragata (85º Aberto do Estado de São Paulo) o cavalo foi eleito o Melhor Animal da Final, jogando com Luiz Paulo Martins Bastos. Existem várias irmãs e irmãos próprios do Chantaje se destacando, a mais famosa é a Ellerstina Chalita, jogada por Miguel Novillo Astrada, eleita a melhor égua em 2 jogos do Aberto de Palermo 2014.

Hoje em dia a cria está dividida entre Uruguaiana - RS e Pilar - AR.

O afixo utilizado para filhos de mães registradas no Brasil é Itapitocai, já as mães que foram registradas na Argentina, seus filhos levam o afixo Bastos.

A grande satisfação nestes últimos anos é ver o resultado destes investimentos em éguas, garanhões, domadores, pilotos e muito em infra-estrutura (pastagens, centros de doma, embriões, etc.) jogando na equipe os mais importantes torneios do país. A tropa da equipe é mais ou menos 75% composta pela cria.

Em 2017 dois animais da nossa cria foram premiados em 2 etapas da Triplíce Coroa do Helvetia Polo: Itapitocai Sapezal (Itapitocai Minuano x Lolita) propriedade e jogado por Gustavo Garcia e Itapitocai Bargallo 66 (Ytacua Caracol x Espi Tardecita) jogada por Luiz Paulo Martins Bastos.

Na temporada argentina de 2018 tivemos o prazer de ver 2 éguas da nossa cria jogando em Palermo, Bastos Regalada (Pucará Virtual x Open La Novela) jogando com o craque uruguaio Pelon Stirling pela equipe La Dolfina e a Itapitocai Reservada (Durazno x Itapitocai Koca) jogando com Guillermo Terrera pela equipe La Dolfina Polo Ranch.

Itapitocai Koca com Adolfo Cambiaso na final do Abierto de Palermo 2007.

Itapitocai La Tijo Cicatriz com Adolfo Cambiaso no Abierto de Tortugas 2008.

Bastos Regalada com Pelon Stirling

Itapitocai Reservada jogando com Guillermo Terrera. 

GARANHÕES
ANIMAIS QUE IRÃO À VENDA NO REMATE 2025
CATÁLOGO REMATE 2025

Open Chantaje (Ellerstina Pícaro x Ellerstina Chalina)

Adquirido do Itanhangá Polo em 2015, o cavalo é cria da Ellerstina, neto da Caperusa, considerada das melhores linhagens da cria de Gonzalo Pieres. Open Chantaje foi da tropa de Gonzalito Pieres e Rodrigo Andrade na temporada de 2012 na Argentina, antes de ser comprado por Noberto Pinheiro no mesmo ano. Em seu primeiro torneio na equipe Maragata (85º Aberto do Estado de São Paulo) o cavalo foi eleito o Melhor Animal da Final, jogando com Luiz Paulo Martins Bastos. Existem várias irmãs e irmãos próprios do Chantaje se destacando, os mais famosos são a Ellerstina Chalita, jogada por Miguel Novillo Astrada, eleita a melhor égua em 2 jogos do Aberto de Palermo 2014 e o Mega Chalino que vem de destacando com Gonzalito Pieres.

Open Café (Grappa Asteroide x Ellerstina Capelina) 

Comprado em 2010 no remate da Ellerstina. Asteroide é filho da famosa La Luna, égua jogada por Gonzalo Pieres nos anos 90 e Capelina é uma das principais éguas da tropa de Gonzalito Pieres, considerado o jogador melhor montado do Aberto de Palermo 2012. Em 2016 resolvemos trazê-lo de volta à São Paulo para jogar a temporada de alto handicap e ele vem se destacando na tropa do João Gaspar e no seu segundo torneio foi escolhido o Melhor Cavalo da Final no Aberto do Helvetia, 22 gols, jogando com o sulafricano Ignatius Du Plessis.

 

As primeiras crias do Open Café estão começando a se destacar, como por exemplo: Bastos Xicoanisio (x Open La Novela) jogando com Raphael Guinle, Itapitocai X4 (x Morocha) jogando com Cachico M. Bastos, Bastos X5 (x Open La Novela) jogando com João Gaspar M. Bastos, entre outros.

Ellerstina Elegante (Ellerstina Pícaro x Mercedes)

Comprado em 2000 no remate da Ellerstina, cria do Sr. Gonzalo Pieres, filho de Ellerstina Pícaro, cavalo que foi grande campeão da Exposição Rural de Palermo, com Mercedes, PSI da Nova Zelândia, considerado melhor animal da temporada de polo Inglesa por dois anos consecutivos. Elegante já tem mais de 50 filhos jogando ou que já jogaram a temporada de alto handicap no Helvetia Polo, principal centro de polo do Brasil.

Dolfina Cardenal (Aiken Cura x Tijereta)

Garanhão emprestado por Adolfo Cambiaso (h). O Aiken Cura foi escolhido o melhor cavalo do Aberto de Palermo por 2 anos seguidos. O cavalo sofreu uma fratura na Final de Palermo em 2006 e teve que ser sacrificado. Em 2012 o cavalo foi clonado. As primeiras crias do Dolfina Cardenal estão se destacando em nossas tropa: Bastos Selva (x Gete Flecha) na tropa do Angelo Antonio M. Bastos na Argentina, Bastos Sharapova (x Open La Novela) e Itapitocai X9 (Itapitocai Estrangeira) ambas jogando com Cachico M. Bastos.

Itapitocai Minuano (Rainbow Corner x Bira)

Minuano, é cria da Maragata, filho de Rainbow Corner que foi um garanhão do Gonzalo Pieres com dezenas de filhos jogando os Abertos Argentinos e a mãe uma égua jogadora da equipe Maragata. Minuano participou de algumas torneios em São Paulo e agora está exclusivamente na cria. Se destacam entre os filhos dele o Itapitocai Sapezal (BPP da Giorgio Moroni 2017) de propriedade de Gustavo Garcia, Itapitocai Tom de propriedade de Wolff Klabin, Itapitocai Sortuda, Itapitocai Surya, Itapitocai Soy de Alla, entre outros da tropa da Maragata.

Yo Quiero (Put it Back x Mattinata)

Yo Quiero (Enemy Mine) foi adquirido em 2015 no Remate do Haras Santa Maria de Araras. Nascido no fim de 2013, o cavalo foi domado em 2016 e está sendo treinado por José Luiz Toledo, além de ser garanhão da cria Itapitocai. Filho de Put it Back, cavalo que teve Teve 5 vitórias, aos 3 anos nos Estados Unidos, com U$ 232,895 em prêmios. Bi -campeão do ranking de melhor reprodutor da temporada pela ABCPCC (Trofeu Mossoró) – 2012/2013 e 2013/2014.  Nos Estados Unidos, dos 90 produtos dele com idade para correr, 67 ganharam. No Brasil produziu vários ganhadores de Grupo 1. Sua mãe, Mattinata é filha de Jules, teve 2 vitórias e 2 colocações em 5 apresentações entre Gávea e Tarumã. 

ANIMAIS PREMIADOS

Itapitocai Bargallo 66 (Ytacua Caracol x Espi Tardecita)

Premiada como melhor animal na final do Aberto do Helvetia 2017, a Itapitocai Bargallo 66 foi domada na Argentina e teve sua iniciação no polo com Juan Carlos Otamendi, antes de ser entregue a equipe Maragata. Atualmente é um dos destaques da tropa de Luiz Paulo Bastos.

Seu pai, Ytacua Caracol é um cavalo que Cabeto Bastos tinha em sociedade com Francisco Bargallo e José Tejera. Entre outros destaques, Caracol também é pai de Itapitocai La Tijo Cicatriz e Itapitocai Koca, éguas que jogaram com Adolfo Cambiaso.

Itapitocai Sapezal (Itapitocai Minuano x Lolita)

 

Jogado por Gustavo Garcia, o cavalo foi premiado como melhor animal na final da Copa Moroni 2017, primeiro Aberto de 20 gols que compõe a Triplice Coroa do Brasil.

Itapitocai Sapezal é filho de Itapitocai Minuano (Rainbow Corner x Itapitocai Bira) com Lolita, uma égua adquirida da equipe Sapezal, de José Carlos Kalil. Em setembro de 2017 o tordilho completa 8 anos de idade. Foi ensinado e iniciou sua vida no polo através das mãos do próprio GG, que considera hoje um dos destaques de sua tropa

Em 2023, na temporada do Helvetia, jogaram 91 animais da Cria Itapitocai.

Alguns dados:


11 Filhos da Open La Novela 
31 Filhos do Ellerstina Elegante 
18 Filhos do Itapitocai Minuano 
15 Filhos do Open Café 
12 Filhos do Open Chantaje.

 

  • Itapitocai Sapezal (Itapitocai Minuano x Lolita) com Gustavo Garcia

  • Itapitocai Soberano (Ellerstina Elegante x Infanta) com Rico Mansur

  • Itapitocai Que Pinta (Espi Tomas x Bira) com José Eduardo Souza Aranha

  • Itapitocai Recebida (Ellerstina Elegante x Donzela) com Gabriel D. Junqueira Bueno

  • Itapitocai Samello (Ellerstina Elegante x Eva) com Deuler Junqueira Franco

  • Itapitocai Tom (Itapitocai Minuano x Itapitocai Gata) com Woff Klabin

  • Bastos Xicoanisio (Open Café x Open La Novela) com Raphael Guinle

Para mais informações sobre a nossa cria e venda de animais, entre em contato com contato@maragatapolo.com.br

ANIMAIS DA CRIA JOGANDO COM TERCEIROS

Open Cafe (Grappa Asteroide x Capelina)

Jogado pelo sul-africano Ignatius Du Plessis foi premiado melhor animal na final do Aberto do Helvetia 2016.

Open Café é filho de Grappa Asteroide com Ellerstina Capelina, a famosa tordilha de Gonzalito Pieres que jogou desde 2005 até ser vendida por um valor astronômico em 2015. Open Café também é neto de Luna, égua de Gonzalo Pieres dos anos 80 e 90 e que faz parte do quadro de mães da Ellerstina.

Open Café foi comprado por Cabeto Bastos em 2010 durante um remate de Ellerstina e contando com o apoio de Nando Pelosini. Saiu do remate diretamente para o centro de doma de Polito Ulloa, na Argentina, e na sequência foi encaminhado ao piloto da Maragata, Delo, antes de ir para reprodução, por onde permaneceu por três anos.

Em janeiro de 2016 Open Café participou de treinos na Estância Itapitocai, em Uruguaiana(RS) e foi trazido a São Paulo para a temporada de alto handicap.

Open Chantaje (Ellerstina Pícaro x Ellerstina Chalina)

Adquirido do Itanhangá Polo em 2015, o cavalo é cria da Ellerstina, neto da Caperusa, considerada das melhores linhagens da cria de Gonzalo Pieres.

 

Open Chantaje foi da tropa de Gonzalito Pieres e Rodrigo Andrade na temporada de 2012 na Argentina, antes de ser comprado por Noberto Pinheiro no mesmo ano.

 

Em seu primeiro torneio na equipe Maragata (85º Aberto do Estado de São Paulo) o cavalo foi eleito o Melhor Animal da Final, jogando com Luiz Paulo Martins Bastos. Existem várias irmãs e irmãos próprios do Chantaje se destacando, os mais famosos são a Ellerstina Chalita, jogada por Miguel Novillo Astrada, eleita a melhor égua em 2 jogos do Aberto de Palermo 2014 e o Mega Chalino que vem de destacando com Gonzalito Pieres.

bottom of page